Dica: arrume sua mesa corretamente para emagrecer

prato-vermelho-talheresQuando desejamos algo, devemos investir em conhecer (e aplicar) estratégias que nos auxiliem a alcançar nossos objetivos. Por isso, para emagrecer, você precisa conhecer e aplicar estratégias no seu dia a dia que lhe permitam isso.

Existem dois fatores que atuam poderosamente sobre o comportamento humano – a nossa forma de pensar e os estímulos ambientais. Por isso, quando trabalhamos com emagrecimento, precisamos trabalhar esses dois fatores, para que o comportamento alimentar seja modificado de forma eficaz.

A forma de pensar é bastante trabalhada dentro do Programa Pense Magro, e já publicamos alguns textos aqui no blog com o intuito de provocar reflexões sobre os pensamentos e percepções que temos. Mas, dentro do programa, também trabalhamos o manejo dos estímulos que existem no ambiente.

Hoje, quero deixar uma dica para você que deseja emagrecer: arrume sua mesa de forma que você facilite o emagrecimento.

Como fazer isso?

Alguns estudos demonstram que utilizando talheres e louças menores nós comemos menos. Por isso, dê preferência em sua casa à utilização de pratos menores assim como garfos e facas menores. Claro que você não precisa almoçar com talheres e louças de sobremesa, contudo, é bom evitar os lindos pratos imensos que o mercado capitalista nos convence a comprar. Eles são uma bela armadilha para quem deseja emagrecer.

Outra coisa importante é escolher bem as cores dos pratos e da toalha de mesa. Um estudo publicado recentemente no Journal of Consumer Research verificou que o contraste entre a cor do prato e do alimento é um bom estímulo para que as pessoas consumam menos comida. Se o prato é branco e a comida colorida, a probabilidade de se servir com menos comida é maior do que se o prato for branco, e você se servir com macarrão ao molho branco, por exemplo. Neste último caso, em que não há contraste, é possível servir 20% a mais de comida. A mesma influência ocorre quando há contraste entre a cor da toalha de mesa e a cor do prato.

A estimulação visual influencia o comportamento alimentar, e você pode nem perceber isso. Contudo, a indústria alimentícia está de olho em pesquisas como essa para estimular você a consumir mais alimento. Não é por acaso que os restaurantes utilizam pratos tão grandes, assim como não é por acaso as cores, o formato e o tamanho que se escolhe para embalagens produtos alimentícios. Existe uma ciência por trás do que lhe é servido, e você pode fazer bom uso dessa ciência.

Você pode ler texto sobre mais sobre estudos nessa área aqui: The Telegraph.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pensemag/public_html/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273