Grupos alimentares

grupos alimentaresHoje vamos esclarecer dúvidas sobre os alguns Grupos Alimentares.

Carboidratos: são os componentes dos alimentos, cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo. Esse macronutriente deve estar presente em todas as refeições do dia, inclusive nos lanches, pois nas quantidades adequadas o carboidrato só contribui positivamente com o nosso organismo. A carência no consumo deste pode deixar o corpo sem energia, causando fraqueza e hipoglicemia. Quando em excesso, pode acarretar em aumento de peso.
Alimentos: arroz, batatas, massas, pães, frutas.

Proteínas: são os componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção de nossos órgãos, tecidos e células. Portanto, seu consumo diário, em quantidades ideais, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Lembrando que esse tipo de macronutriente em excesso pode sobrecarregar os órgãos internos, prejudicando a saúde.
Alimentos: carnes, leites e derivados, chia, linhaça dourada, soja.

Gorduras: as gorduras são nossas principais fontes de energia e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras saturadas estão presente em alimentos de origem animal, como carne, toucinho, pele de frango, queijo, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte – consumo deve ser moderado para prevenção de doenças cardiovasculares. Já a gordura trans é encontrada largamente em alimentos industrializados, que usam gorduras vegetais hidrogenadas na preparação, nosso organismo não tem necessidade desse tipo de gordura. A gordura poliinsaturada tem a característica de diminuir o colesterol e pode sem encontrada nos peixes de água fria, azeite de oliva, óleo de canola, girassol e soja, nozes, semente de abóbora. A gordura moinsaturada aumenta o “colesterol bom” (HDL) e diminui o “ruim” (LDL), e pode ser encontrada no azeite de olive, no abacate, amendoim, nozes, óleo de canola, amêndoas, castanha do Pará.

Fibras: a ingestão de fibras proporciona maior saciedade em relação aos alimentos em que ela não está presente, ajuda e regula o funcionamento do intestino, colabora para o controle da glicemia em diabéticos e do colesterol. É importante lembrar que o consumo das fibras deve estar associado à ingestão diária de no mínimo 2 litros de água, caso contrario, a fibra pode atrasar o transito intestinal devido ao ressecamento das fezes.
Alimentos: frutas, verduras, hortaliças, feijões, alimentos integrais. 

Sódio: mais conhecido como o sal de cozinha, o alto consumo deste, pode causar danos à saúde, elevando a pressão arterial, causando doenças cardiovasculares e renais. 
Alimentos: sal de cozinha, alimentos industrializados, temperos prontos (knnor, 
sazon, meu segredo…), refrigerantes.

Por Fernanda Tonelli, Nutricionista, parceira do Programa Pense Magro.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pensemag/public_html/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273